consultare icone telefone whatsapp
proctologistas

Proctologista: o que é e para quê serve a consulta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O proctologista é uma das especialidades responsáveis por cuidar de regiões delicadas do corpo. Apesar de ter muito estigma em volta dessa profissão – por conta do exame de toque que todo homem deve fazer aos 50 anos -, é muito importante passar por consultas.

Assim como as outras áreas da medicina, o proctologista também deve estar incluso no check-up anual. Isso porque, ele é responsável pela prevenção e diagnóstico de doenças que atingem os intestinos delgado e grosso, além do ânus, cólon e reto. 

Continue a leitura deste conteúdo para saber mais sobre o proctologista. Veja o que ele faz, quando procurá-lo, principais doenças e tratamentos. Confira.

O que faz um proctologista?

Este é o médico responsável pelo diagnóstico de doenças que afetam o final do processo digestivo. Por exemplo, infecção intestinal, hemorroidas, prisão de ventre, diarreia crônica, câncer colorretal, síndrome do intestino irritável e a doença de Crohn.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer colorretal é o segundo mais comum em mulheres e o terceiro nos homens. A consulta preventiva é a melhor maneira de prevenir essa doença, evitando que ela chegue em estágios avançados.

Além disso, ele também avalia e diagnostica infecções sexualmente transmissíveis (IST) que tenham sintomas no reto ou ânus. Como, por exemplo, o herpes genital, HPV, clamídia, etc.

Dessa forma, além de atuar em consultórios, o proctologista também pode trabalhar realizando cirurgias ou exames nesses órgãos. Sendo esse último, para ajudar num diagnóstico mais preciso de enfermidades que atingem o final do intestino grosso, cólon, reto e ânus.

Quando agendar uma consulta com um proctologista?

A consulta com proctologista deve ser realizada anualmente a partir dos 50 anos. Entretanto, caso exista algum caso de câncer na família, é indicado ir a partir dos 40 anos.

É fundamental fazer esse acompanhamento para prevenir doenças, principalmente o câncer. O diagnóstico cedo pode evitar diversas complicações graves.

Mas, existem sintomas que indicam que você precisa passar com um especialista, mesmo se ainda não tem 50 anos. Sendo eles: sangramento anal ou nas fezes, coceira, presença de nódulos, dificuldade ou dor para defecar, intestino preso, diarreia constante, entre outro.

Ao sentir um desses sinais, ou mais, procure um proctologista. Ele será capaz de avaliar e diagnosticar com precisão o motivo das dores ou desconforto. Assim, evita que a doença se agrave, podendo comprometer ainda mais sua saúde.

A importância de procurar um proctologista

O proctologista consegue diagnosticar algumas doenças graves, que precisam de um tratamento rápido para não se agravarem. Como é o caso da doença de Crohn – inflamação do intestino – ou mesmo o câncer colorretal.

Realizando a consulta cedo, o médico já solicita um exame para confirmar o diagnóstico e, assim, começar o tratamento. Já que muitas vezes o procedimento é feito em consultório mesmo.

Principais doenças

A proctologia é responsável por analisar e cuidar do intestino grosso, cólon, reto e ânus. Dessa forma, conheça as principais doenças que esse especialista trata.

Hemorroidas

Ao sentir um incômodo ao se sentar ou defecar, pode ser por causa das hemorroidas. Elas são a inflamação ou dilatação das veias do ânus, ou reto. Esforços excessivos ao evacuar ou pela gravidez e obesidade podem causar essa doença.

Caso seja diagnosticada cedo, apenas alguns remédios conseguem tratar o problema. Mas, dependendo da situação, poderá ser preciso uma cirurgia.

Constipação

A constipação intestinal ou prisão de ventre é uma das doenças mais comuns, principalmente entre mulheres. Ela é causada pela ingestão insuficiente de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino.

Por isso, o paciente tem dificuldades de defecar, podendo passar dias sem ir ao banheiro. Dessa forma, é imprescindível a ida ao proctologista para o tratamento correto com remédios e mudanças na alimentação.

Síndrome do intestino irritável

Essa doença se caracteriza por dores no abdômen, gases, diarreia e constipação. Ela pode estar associada a diversos sintomas, como: 

  • Estresse;
  • Depressão e ansiedade;
  • Infecções;
  • Sensibilidade intestinal;
  • Alto teor calórico ou dieta com muita gordura;
  • Comer muito rápido ou ficar em jejum.

Em alguns pacientes, apenas alguns remédios já aliviam as dores. Com outros é preciso o uso de medicamentos e alteração da dieta.

Câncer colorretal

Assim como o outros tipos de cânceres, esse é causado pela mutação de células na região do reto. Ele se desenvolve lentamente e não apresenta sintomas por muito tempo.

Por isso, as consultas com proctologistas são tão fundamentais. Já que é através de exames e avaliações com profissional, que poderá descobrir a doença e, já iniciar o tratamento.

Alguns sintomas, que estão associados ao câncer colorretal são: presença de sangue nas evacuações, diarreia crônica, afilamento das fezes, sensação de esvaziamento incompleto, fadiga, perda de peso, etc.

A Consultare possui proctologistas de alta qualidade. Além de oferecer check-ups anuais com consultas e exames para cuidar da sua saúde!

Leia outros conteúdos no nosso blog!

Mais Artigos

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.