consultare icone telefone whatsapp
saúde masculina

Falta de cuidado com a saúde masculina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

O cuidado com nosso bem-estar deve ser diário e em todas as fases da vida. Porém, pesquisas mostram que a saúde masculina não é tão levada a sério quanto a feminina.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, entre 2016 e 2020 houve um aumento de quase 50% na procura por médicos pelo homem. Porém, esse número ainda é muito pequeno em comparação às mulheres.

Neste conteúdo, vamos abordar mais sobre a saúde masculina e quais são as principais doenças. Veja também quais são os cuidados fundamentais. Continue a leitura.

Saúde masculina

O homem procura muito menos o sistema de saúde, em comparação com as mulheres. Dados do Instituto Lado a Lado pela Vida mostram que 62% só vão ao médico quando os sintomas estão insuportáveis.

Por isso, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres, em média. Já que demoram para procurar atendimento médico, para qualquer dor que sintam. E, quando procuram, a doença já está num estágio avançado.

Assim, para conscientizar e desmistificar a ideia de que “homem é forte” o tempo todo, foi criada a campanha Novembro Azul. Num primeiro momento, era apenas para reforçar a importância de se consultar com um urologista. Pois, só ele consegue diagnosticar um possível câncer de próstata.

Mas, essa é a segunda doença que mais mata homens no Brasil, perdendo para o câncer de pele. E com o aumento de outras enfermidades, se fez necessário ter um mês de conscientização para a saúde masculina como um todo.

Seja por vergonha, receio ou desconhecimento, os homens não fazem exames de rotina. Em comparação com as mulheres, que visitam um ginecologista desde a adolescência, por exemplo.

Contudo, muitas doenças que causam morte na população masculina poderiam ser evitadas com um tratamento precoce. E como elas não apresentam tantos sintomas nos estágios iniciais, os homens ignoram até que se torne algo mais complicado.

Leia também: exames laboratoriais.

Saúde masculina: as principais doenças

Câncer de pele

Essa é a doença que mais mata homens no Brasil. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) revelou, de 2010 a 2019, mais de 57% dos óbitos ocorreram na população masculina.

De janeiro de 2012 a abril de 2021, apenas 28% das pessoas que fizeram o exame de diagnóstico foram homens. Já que a falta de cuidado com a pele é um dos pontos que fazem essa doença acometer mais o sexo masculino.

Os sintomas começam com manchas na pele. Além de coceiras, que persistem por várias semanas.

Câncer de próstata

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), 16 mil homens morreram por essa doença em 2019. E em 2020, mais de 65 mil foram diagnosticados com câncer de próstata.

Por ter vários estigmas em volta do seu exame de prevenção, muitos homens não fazem. Contudo ela é uma doença silenciosa no início, causando sintomas quando está apenas em estágios mais avançados.

A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura, controlando o tumor. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, homens sem fator de risco devem procurar um médico a partir dos 50 anos. E quem tem risco, com 45 anos.

Um dos sintomas mais comuns é a dor ao urinar. Mas, normalmente, ele só aparece quando o câncer já está num estágio mais grave. Por isso, é tão importante realizar o exame preventivo.

Assim, o Inca divulgou que um diagnóstico positivo é feito a cada sete minutos. E, há um óbito a cada 40 minutos.

Câncer de testículos

A maior preocupação dessa doença que acomete a saúde masculina é pela incidência em homens entre 15 e 50 anos. Assim, para um diagnóstico é preciso realizar o autoexame nos testículos e fazer consultas com urologista.

Nos estágios iniciais, o câncer de testículo pode ser facilmente curado. Tem como sintomas nódulos duros e que doem ao toque. Sangue na urina e diminuição do tamanho do saco escrotal também são indícios.

As causas do câncer de testículos podem ser lesões e traumas na bolsa escrotal. Por isso, a importância de manter consultas periódicas com um especialista.

Problemas no coração

Outra doença que afeta a saúde masculina são as cardiovasculares. Estima-se que 180 mil óbitos são de homens, ligados à arritmia, AVC e o infarto.

As causas são tabagismo, pressão alta, colesterol alto, diabetes, estresse, consumo abusivo de bebidas alcoólicas, uso de drogas, sobrepeso, sedentarismo e má alimentação. E podem ser evitadas fazendo consultas e exames rotineiros com cardiologistas.

Além disso, ter uma alimentação mais saudável, fazer exercícios físicos, controlar pressão e diabetes ajudam também. Mantendo uma qualidade de vida maior.

Cuidados fundamentais

Para evitar que a saúde masculina seja precária é preciso quebrar estigmas e conscientizar a população. O mito de que o homem deve ser forte o tempo todo faz com que eles não olhem para o próprio bem-estar.

Por isso, é muito importante fazer exames e consultas regulares, e não apenas quando sentir sintomas. A identificação precoce da doença aumenta as chances de um tratamento mais eficaz.

Além de manter hábitos saudáveis, como melhora na alimentação e prática regular de exercícios físicos. Pois ajuda a diminuir os agravantes de algumas doenças.

Dessa forma, só o cuidado com a saúde masculina poderá evitar tantas perdas. Fazendo consultas e exames de rotina, além de ter uma vida mais saudável.

Você pode agendar um urologista na Consultare. Além disso, continue lendo nosso artigos para saber mais dicas!

Mais Artigos

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.