consultare icone telefone whatsapp
telemedicina

O avanço da telemedicina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Além dos avanços da tecnologia, a pandemia trouxe um destaque ainda maior para a telemedicina. Cada vez mais sendo utilizada pela população e, também, pelos médicos. Assim, conseguem fazer uma avaliação do paciente de forma simples e ágil.

Essa é uma área médica de atendimento remoto ao paciente. Tornando a saúde acessível para todos, em qualquer hora e lugar. Dessa forma, é possível realizar consultas e exames, além de apoio a outros médicos.

Neste conteúdo, você vai saber o que é telemedicina, como ela funciona e quais são suas vantagens. Além disso, veja a diferença com o termo “telessaúde”. Continue a leitura.

Veja também: Consulta médica online.

O que é telemedicina?

A telemedicina abrange toda área médica que é feita à distância. Desde consultas e exames com pacientes, até troca de informações e ajuda entre os especialistas.

Teve sua origem em Israel, mas hoje é muito utilizada nos Estados Unidos, Canadá e Europa. No Brasil, ela já vem sendo utilizada por hospitais desde 2019, como o Albert Einstein. Em 2021, mais de 70% das instituições médicas já ofereciam esse serviço.

Assim, a tecnologia utilizada evoluiu muito nos últimos anos. Hoje os meios de comunicação entre médico e paciente podem ser através do telefone e, principalmente, pela internet. As videoconferências através de computadores, tablets e smartphones ampliaram muito o campo da telemedicina.

Com isso, fica muito mais simples monitorar e atender pacientes. Além de interpretar exames, fazer laudos, receituários, etc.

Porém, não é apenas para o auxílio dos pacientes que a telemedicina serve. Clínicas e hospitais podem fazer trocas de informações entre os médicos. Sendo possível compartilhar laudos, diagnósticos e exames de forma rápida e eficiente.

Assim, os serviços médicos podem ser levados a qualquer lugar. Aumentando as chances de um diagnóstico mais correto e tornando mais acessível o atendimento.

Por exemplo, já foram realizadas cirurgias com um médico por teleconferência, auxiliando o outro. Dessa forma, é possível conseguir um especialista de maneira virtual. Seja de qualquer parte do país ou do mundo.

E com a pandemia, o avanço da telemedicina foi significativo. Houve regulamentação e legislação sobre essas práticas. Além de ajudar a desafogar os hospitais.

Principalmente para aquelas pessoas que estavam com sintoma e não queriam correr o risco de infectar outros. Mas, também, por idosos e pacientes com difícil locomoção que precisavam continuar seus tratamentos.

Como funciona?

A telemedicina funciona através de softwares, equipamentos digitais, internet e especialistas qualificados. Entretanto, de acordo com a regulamentação do Conselho Federal de Medicina (CFM), é preciso que as plataformas assegurem a privacidade do paciente.

Dessa forma, a clínica, consultório ou hospital precisa de um prontuário eletrônico com certificação de segurança NGS-2. Sendo esse, emitido pela pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e o CFM.

Além disso, o CFM põe como regra que o médico só atue dentro do estado que estiver. E, ainda, tenha adquirido a assinatura digital junto à Receita Federal.

O paciente também precisa assinar um termo de consentimento do atendimento remoto. Podendo ser por vídeo ou documento enviado.

Com todos os documentos corretos, a consulta se dá por videochamada entre o médico e o paciente. Utilizando softwares e plataformas próprias para o atendimento clínico, é possível fazer laudos, criar receituários e prontuários. Eles são enviados por e-mail ou SMS.

Leia mais sobre o check-up médico.

Vantagens da telemedicina

A telemedicina nasceu com o objetivo de tornar o atendimento médico mais acessível. Como não é necessário o deslocamento, ela quebra barreiras geográficas, levando a saúde para mais pessoas.

O paciente não precisa sair de sua casa. Evitando se contaminar ou criar problemas quanto à sua locomoção. 

Para os médicos, leva a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, com opiniões de outros especialistas, não importa onde estejam. Fazendo com que o diagnóstico seja mais assertivo.

Além disso, traz a possibilidade de um monitoramento maior do paciente. Principalmente para doenças crônicas, idosos ou gestantes.

Assim, a telemedicina se mostra mais confiável, barata, prática e acessível. Tanto para os pacientes, quanto para os médicos.

Telemedicina ou telessaúde?

A diferença entre a telemedicina e a telessaúde é que a segunda engloba mais serviços. Por exemplo, a teleducação, investigação telepidemiológica, redes de administração e gestão em saúde.

Sendo assim, a telessaúde é o conjunto de diversos serviços médicos à distância que utilizam Tecnologias da Informação e Comunicação. E a telemedicina é apenas um desses, onde utiliza softwares e plataformas para laudos online.

A Consultare oferece diversas especialidades no modo da telemedicina. Você pode se consultar com, por exemplo, cardiologista, dermatologistas, neurologistas ou urologistas de forma online.

Contando sempre com os melhores preços e atendimento de qualidade. Além disso, possuímos a coleta de exames e vacinas em domicílio. Levando mais praticidade para você.

Dessa forma, a telemedicina consegue auxiliar o paciente em várias situações. Além de ser uma ótima ferramenta para os médicos trocarem informações sobre diagnósticos.

Continue lendo nosso blog.

Mais Artigos

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.

Preencha os dados abaixo para solicitar um orçamento diretamente do WhatsApp com um de nossos atendentes.

Ao preencher o formulário, você está ciente que a nossa empresa poderá enviar, de tempos em tempos, comunicações e conteúdos de acordo com os seus interesses.